Mastodon é uma rede social federada, isto é, descentralizada ou distribuida. Foi criada em 2016 por Eugen Rochko e que tem algumas similaridades e até poderia substituir o Twitter. Mas com algumas diferenças importantes: ao contrário do Twitter, que é centralizado, o Mastodon é baseado em uma rede de servidores independentes, chamados de “instâncias”, que são administrados por diferentes pessoas e organizações ao redor do mundo.
Cada instância do Mastodon é como uma comunidade separada, com seus próprios usuários, regras e cultura. Os usuários podem se inscrever em uma ou mais instâncias e se conectar com pessoas em outras instâncias por meio de uma rede interconectada.
A timeline do usuário do Mastodon vai conter TOOTS (como são chamadas as mensagens postadas na rede) de outros usuários que ele siga de sua ou de outras instâncias e dependendo das configurações de privacidade do autor do TOOT e de sua instância em particular.
Outra característica interessante do Mastondon é ser voltado para pequenas comunidades, com a operação e moderação ocorrendo pelos próprios membros da instância. E se você tiver um servidor, pode criar uma instância própria que se comunica com as demais.
O Mastodon é conhecido por sua política de moderação mais aberta e democrática, permitindo que as instâncias definam suas próprias regras e critérios de moderação. Isso significa que os usuários têm mais controle sobre o tipo de conteúdo que desejam ver em sua linha do tempo e podem escolher comunidades que atendam aos seus interesses e valores.
Em resumo, o Mastodon é uma rede social alternativa ao Twitter, que oferece mais autonomia e controle aos usuários e permite uma maior diversidade de comunidades e culturas.