Para quem tem um pequeno negócio e quer se conectar com seu consumidor é uma ótima pedida usar os recursos oferecidos pelas redes sociais. Mas o que a princípio parece uma boa sacada pode virar uma dor de cabeça desnecessária se não for executada respeitando as regras do jogo.
A sedução do facebook
Ele oferece uma plataforma de publicação de conteúdo e de compartilhamento com uma rede de amigos que é irresistível ao empreendedor por vários motivos, como por exemplo:
- É gratuito
- Fácil de usar
- E possível publicar fotos, vídeos, textos e links externos à rede
- De forma rudimentar pode medir a audiência através de curtidas e compartilhamentos
- Disponível 24 horas, 7 dias por semana
- Tem mais de 80 milhões de usuários no Brasil, praticamente todo mundo está lá
- E já mencionei que é gratuito?
E tem muito mais! Apenas com essa pequena lista já dá pra ter uma ideia de o quanto a rede pode ser atrativa. E os pontos negativos da rede não chegam a assustar tanto todo mundo, como os problemas de privacidade, excesso de bugs e o real uso dos dados dos clientes oferecidos aos parceiros do site.
Qual é o problema então?
Boa parte dos empreendedores que usam a rede como principal meio de relacionamento com o seu público consumidor não se preocupam em seguir uma regra básica, e muito importante, do facebook:
Perfis são para pessoas e empresas não são pessoas.
De acordo com as regras de uso somente pessoas podem criar perfis no site. Assim, empresas precisam usar o outro recurso disponível criado exatamente para essa questão: as fanpages.
As fanpages foram criadas para controlar como empresas e pessoas se relacionam na rede e colocar ordem na casa. Apesar de terem muitas similaridades na parte de publicação e compartilhamento, as diferenças estão exatamente na forma como elas podem conectar-se com seu público.
Mas então é proibido? Apesar de ser contra as regras de uso do site, um empreendedor pode criar um perfil para sua empresa e usar o facebook normalmente: ficando amigo das pessoas, compartilhando fotos e vídeos, construindo uma reputação. Os problemas que pode encontrar fazendo isso é ter seu perfil denunciado por alguém, ou descoberto pelo próprio facebook, levarando a rede a tomar uma atitude como remoção (pior cenário) ou conversão automática para fanpage (o cenário razoável). No processo de conversão de perfil para fanpage é possível manter seus amigos, agora curtidores, mas ainda sim seu conteúdo é totalmente apagado.
E quem já criou um perfil
Não precisa se desesperar, quem tem um perfil para a empresa pode solicitar a conversão seguindo os passos no próprio site, com a possibilidade de guardar seu conteúdo já publicado, fazendo download desse arquivo para uso futuro e até a republicação na nova fanpage.
Atualização: já faz algum tempo que o facebook tirou do ar a ferramenta de migração de perfil para fanpage. Agora o processo é todo manual, com a criação de uma nova fanpage e eventual convite de cada um dos seus contatos para curtir a nova página.
Apesar das limitações, as fanpages podem fazer coisas que perfis não podem, veja as diferenças:
- Limite de 5mil amigos
- Não podem fazer publicidade paga
- Podem enviar mensagens privadas
- Pra outra pessoa usar precisa dar a senha
- Somente contatos pessoais
- Curtir, comentar e compartilhar como métricas
- Só pode fazer publicações na hora
- Sem limites para curtidas
- Podem fazer publicidade paga
- Só pode conversar se alguém enviar mensagem
- Pode ter vários perfis como colaboradores
- Telefone, endereço, horário de atendimento e serviços
- Tem acesso a estatísticas completas da fanpage
- Pode agendar publicações para datas futuras
- Pessoas podem marcar que visitaram seu estabelecimento
- Separar por categoria, ajuda na divulgação da página
É importante conhecer as diferenças nos dois métodos de presença no facebook, mas mais importante é seguir as regras do jogo. Ninguém merece construir toda uma história usando o perfil e depois perder tudo como penalização por não seguir normas da casa.
Lembre-se, o facebook não é seu. É do Mark Zuckerberg e é ele quem manda por lá.
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