Escolha uma Página
Tempo de leitura: 4 minutos

Threads está entre nós e causando mais do que o koo (quem?), já fazia um bom tempo que uma rede social nova não causava tanta comoção com seu lançamento!

A rede da Meta é uma espécie de puxadinho do Instagram que tem a principal função de trazer os usuários do Twitter, que anda mal depois de comprado por você-sabe-quem, para dentro do ecossistema da Meta. Com funcionalidades parecidas, com forte foco no texto rápido e no compartilhamento de pensamentos, opiniões, etc.

É integrada ao Instagram pois usou uma estratégia que se provou inteligente: com a conta que o usuário já tem no Instagram pode baixar o app e entrar com mesmo login e senha e ainda tem a possibilidade de seguir automaticamente todo mundo que já fazia parte da sua audiência. O resultado foi milhões de adesões nas primeiras horas, batendo a “meta” com mais de 10 milhões de cadastros nas primeiras 7 horas!

Mas então, Threads vai substituir o Twitter?

Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa a Meta tem cacife para bancar uma briga direta com o Twitter, oferecendo um espaço parecido, com integração com o Instagram e abocanhando usuários insatisfeitos com os rumos que o Twitter tem tomado nos últimos tempos. Mas do lado do Twitter tem anos e anos de interações e a construção de uma base de seguidores que pode ser difícil de migrar, principalmente para quem tem pouca audiência no Instagram.

Vantagens e desvantagens do Threads

Essa é uma parte que vai ter muita atualização aqui neste artigo, pois como é uma rede novinha em folha muita coisa deve ser alterada, aprimorada, adicionada ou retirada e nada está escrito na pedra, não é mesmo? Assim, estas são as principais vantagens e desvantagens da nova rede até agora:

Vantagens

A principal vantagem é a sua integração com o Instagram , que também pode ser a sua principal desvantagem, já que inicialmente assim que se conectar ao novo app as duas contas ficam grudadas e a única maneira de apagar a conta do Threads será apagando a sua conta do Instagram! Coisa que já disseram que não deve ficar como padrão por muito tempo! Mas é possível “desativar” a conta por um tempo, deixando invisível no sistema até se conectar novamente.

A novidade sempre é uma vantagem, a Meta pode investir pesado em entrega para que sua nova rede crie raízes e pode ser uma boa hora para turbinar sua presença tanto no Instagram como no Thread.

Pode ser um Twitter para quem não tem Twitter! Se você só estava no Instagram pode ser uma boa oportunidade de fazer conteúdo com foco em texto e interações, um pouco diferente do que acontece normalmente no seu dia a dia.

Desvantagens

Uma grande vantagem é que usa a infraestrutura da Meta, que é robusta e não mostrou cansaço nestas primeiras horas de acesso incessante, sem travamentos ou horas de site fora do ar como é comum em novos serviços. O pobre do Koo por exemplo caiu várias vezes nos primeiros dias de tanto acessarem (e hoje ninguém nem fala no coitado).

Ainda não tem uma versão web para interação, somente visualização se tiver o link da publicação. Chato para marketeiros e quem acha que ficar pendurado no telefone é cansativo.

É tão integrado ao Instagram que tem o mesmo nome de usuário, se mudar no IG muda no Threads. Isso significa que se não tiver conta no Instagram nada de Threads para você.

A timeline ainda é desorganizada, mostra todo mundo mesmo, até quem você não faz ideia quem é.

E ainda não tem mensagens privadas. É tudo a céu aberto!

E aí, é pra você?

É muito cedo para dizer que é uma ótima ideia desistir do Twitter para usar a nova rede, mas sempre recomendamos entrar pra sentir a temperatura da água e marcar o seu nome (ou @) e se não for a sua praia desative temporariamente. Mas lembramos que pode ser sobrecarregado de interagir com tantas redes sociais assim.

As vezes vale a pena esperar um pouco pra ver se pega!