Quem trabalha com criatividade já passou por isso, bem na hora de resolver um trabalho a inspiração não vem e pode dar aquele temido branco, o bloqueio criativo. Pode ser causado por estresse, cansaço, problemas de saúde, falta de foco, mas felizmente existem formas de contornar esse momento e tentar uma volta por cima e turbinar a criatividade.
Vamos compartilhar algumas dicas que usamos na Acredite.Co para manter o pique da criatividade todos os dias!
Levante da cadeira
Saia do lugar, troque de ambiente, se possível saia para tomar um ar ou beber alguma coisa. A mudança de ambiente pode dar aquele empurrão para sair do mesmo e pensar em coisas diferentes. Além de ajudar a destravar a criatividade é muito importante para a sua saúde se movimentar e se manter bem hidratado! Mesmo que seja na sacada ou no quintal!
Respira, não pira!
Pode não parecer, mas ter uma boa ventilação no ambiente de trabalho e respirar bem é essencial para manter a mente focada e ter pique para dar conta do trabalho, principalmente quem trabalha com ideias!
Busque referências
Uma boa fonte de inspiração são publicações e livros sobre o tema que deseja criar. Uma boa leitura ajuda também a tirar a cara do monitor e refrescar a cabeça abrindo espaço para novas ideias.
Foto Rita Morais em Unsplash
A internet também é uma fonte inesgotável de inspiração. Mas diferente de livros, nem sempre existe uma boa curadoria e vai depender de você separar boas fontes de ideias. Gaste uns minutos no Pinterest, uma boa dose de imagens de qualidade pode empolgar seus neurônios para voltar ao trabalho
Mas sempre tem o risco de perder o foco, neste sentido é então é bom evitar as outras redes sociais.
Desencane
Às vezes não adianta insistir, o melhor a fazer é recuar e tentar outras atividades não relacionadas para dar uma folga para o cérebro. Se puder (quando o prazo permite) deixe o trabalho de lado e vá “empoeirar neurônios” assistindo a um filme divertido ou uma série despretensiosa, pare para brincar com o gato/cachorro, tocar um instrumento, ou qualquer outra atividade que não seja mentalmente desafiadora e que faça você se sentir bem.
Dar um passo para trás pode ajudar a enxergar a questão e dar tempo para a cabeça esfriar e voltar a criar.
Muito legal o texto, bem incentivador!