Escolha uma Página
Tempo de leitura: 3 minutos

O designer sueco Oskar Pernefeldt propôs a criação de uma bandeira que representasse a humanidade e o planeta Terra em missões no espaço. Ele fez isso com seu projeto de graduação em design na Beckmans College of Design em Estocolmo.

Partindo do princípio que eventuais exploradores espaciais seriam representantes da humanidade como um todo e não apenas do seu país de origem (ou país que financiou a viagem), Oskar imaginou e desenvolveu uma bandeira para representar a Terra em viagens exploratórias e, porque não, diplomáticas, pelo espaço.

Astronauta e a Bandeira Internacional do Planeta Terra - Acredite.co

Assim ele propôs um design que serviria tanto como representante oficial do planeta, quanto um símbolo de união, de que pertencemos a um só lugar, que compartilhamos esse planeta como um só grupo.

No projeto de graduação Oskar pesquisou a fundo o design de bandeiras, formando um universo semântico para a nova bandeira que o levou a criar uma nova simbologia que representasse a terra como um todo. São 7 círculos que formam uma flor, representando a vida, sobre um fundo azul representando a água do planeta.

Apresentação

Grid Construtivo

Grid Construtivo da Bandeira - juliofrancaassessoria.com.br

Nações Unidas

Já temos a bandeira das Nações Unidas que teria um propósito parecido, unir as nações para trabalhar em conjunto na Terra. A criação de uma nova bandeira, sem afiliações, sem nações soberanas exercendo sua influência, seria um sonho de algo que inspirasse a união verdadeira dos humanos como irmãos, para além dos limites do nosso planeta, buscando chegar mais próximo do imaginado em Star Trek com a Federação dos Planetas Unidos, mas neste caso somente com a participação da Terra e a humanidade unida sob uma única bandeira na exploração espacial. É claro que Marte com sua população de robôs seria muito bem vinda nessa união!

Burocracia - juliofrancaassessoria.com.br

Isso seria prático e possível? Seria aceito por essa humanidade atual tão cheia de si e dividida, onde cada um defende sua bandeira ma vezes de forma tão violenta? Bem, aí seria outra história. Mas é um belo exercício de design, de futurologia, até de ficção científica, daquelas que gostaríamos de ver virando realidade logo, logo.


Saiba mais no site oficial do projeto de Oskar, The International Flag of Planet Earth. A propósito, eu prefiro o desenho dessa nova bandeira em relação ao atual das Nações Unidas.