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A tecnologia móvel tem avançado tão rápido que hoje temos em nossas mãos telefones e tablets com o poder de processamento muito superior aos desktops de alguns anos atrás. Temos acesso a internet, bibliotecas, lojas, redes sociais, aplicativos de saúde, locomoção, mapas, etc.

Mas um dos usos mais corriqueiros dos smartphones conectados à internet é a busca por informações de empresas, produtos e serviços. Graças a sua mobilidade, isso agora pode acontecer enquanto estamos fora de casa, no meio das compras, ou aproveitando um tempo ocioso como uma fila de banco. E nessa hora que sua marca/empresa precisa aparecer na ponta dos dedos dos consumidores que estão lá pesquisando algo que satisfaça uma necessidade ou vontade.

E o seu site está pronto para aparecer bem em telas de smartphones?

O Google anunciou em abril de 2015 uma mudança em seu algoritmo que vai privilegiar nos primeiros resultados das buscas feitas em celulares e outros dispositivos móveis os sites que tiverem design responsivo ou versões especialmente adaptadas para as pequenas telas sensíveis ao toque. Já há algum tempo o Google tem dado preferência para sites mais rápidos e leves e com essa nova mudança ele mostra o quanto o mercado de dispositivos móveis tem relevância dentro das políticas da empresa.

Isso significa que se o seu site não for adaptado para telas pequenas, ou seja responsivo, ou não tiver uma versão especialmente feita para dispositivos móveis ele perderá colocação nas buscas no google. Isso coloca mais um item à crescente lista de exigências para que um site tenha um bom desempenho nas buscas.

Mobilegeddon

O assunto foi tratado como um verdadeiro apocalipse mobile para os sites de pequenas e médias empresas, que nem sempre possuem verba para mudanças imediatas em seus sites. E com razão, pois se o seu site aparecia em muitos resultados de buscas mobile, a falta de uma versão adaptada para as telas menores vai impactar nos seus números de acesso. Por exemplo, um dos blogs que cuidamos, o DXFoto, tinha pelo menos 30% das visitas vindas do google através de dispositivos móveis. Para ele era crucial deixar o site amigável para telas pequenas.

E para enfatizar o quanto essas buscas são relevantes, esse estudo da Vivera Mobile (fonte) aponta que já passam de 51,4 milhões de brasileiros acessando a internet através de smartphones, sendo ele a escolha de acesso doméstico para 36% das pessoas, acima do o notebook com 32%, do desktop com 25% e beeeem a frente do tablet com 6%.

Some a isso uma mudança comportamental interessante dessa nossa época, conhecida como segunda tela, resumidamente é usar um tablet ou celular com internet para aumentar a interatividade com um conteúdo passando na tela grande – televisão ou cinema.

Então um design responsivo é a solução de todos os meus problemas?

Mas apenas um design responsivo, que se adapta aos mais diversos formatos de tela, não é a garantia do sucesso de um site nas buscas do google. Um conteúdo interessante para quem realmente importa, o leitor, além dos conhecidas e tradicionais técnicas de otimização SEO e muita dedicação ainda são as melhores armas para alcançar o seu público.


A juliofrancaassessoria.com.br pode ajudar sua empresa a tornar seu site adaptado para dispositivos móveis ou criar um novo site mais dinâmico e pronto para se ajustar às novas exigências do mercado e criar conteúdos interessantes que vão atrair leitores para o seu site. Fale com a gente.