Escolha uma Página
Tempo de leitura: 2 minutos

Nós que trabalhamos com design todos os dias usando escalas de cores sempre enxergamos as diferentes cores de objetos, plantas animais bem como as cores de pele humana. E ficamos imaginando como seriam seus equivalentes descritos pela escala Pantone®.

Mas e se a escala Pantone® fosse usada para descrever as quase infinitas tonalidades de pele dos humanos espalhados pelo nosso planeta? Muita gente já pensou isso. E muitos já fizeram como piada ou graça na internet. Mas uma fotógrafa brasileira foi além e usou essa ideia para algo maravilhoso: o projeto Humanæ.

O projeto Humanæ: a beleza de todas as cores de pele humana

Em sua apresentação no TED Angelica Dass apresenta seu projeto Humanæ. Neste projeto desafia nossa ideia de cor de pele e identidade étnica. Por causa da sua história e a multiplicidade étnica em sua própria família ela se inspirou para realizar esse projeto que hoje transcende a arte e e integra estudos de antropologia, física a neurociências. Em suas palavras:

O Humanæ é uma tentativa de ressaltar nossa verdadeira cor, em vez das não verdadeiras – branco, vermelho, preto ou amarelo -, associadas a raça. É meio que um jogo que questiona nossas regras. É um trabalho em construção, de uma história pessoal a uma global.

Assistam a apresentação forte, emocional e muito inspirada de Angélica Dass. E confira seu projeto fotográfico!

[ted id=2463]

Eu experimentei a ideia da Angélica em mim mesmo! E descobri que minha cor é Pantone® 480-C.

Meu pantone 480-C - juliofrancaassessoria.com.br


Conheça mais sobre o trabalho de Angelica sobre cores de pele humana: ted.com. Em seu site Angélica Dass e no tumblr.