Foi exatamente o que John Mayer queria fazer com o seu álbum Born & Raised, traduzir a característica da sua música em um visual único e com um primor artístico acima do comum nestes tempos de estratégias mirabolantes de lançamento, mudanças de comportamento polêmicas ou videoclips inovadores.
E depois de muita busca entre artistas modernos da era digital ele descobriu David A. Smith, um artista britânico especializado em sinalização e na fina arte da gravura reversa com vidro. Este making of mostra o trabalho de Smith e Mayer para criar a arte da capa do disco e ainda dois painéis únicos em vidro, um deles curvo.
O próprio músico teve o insight de investir na arte da capa do álbum e não em outras mídias por ela ser o ponto de contato constante do seu público com sua obra, aparecendo com destaque nas lojas online, telas de celulares e tocadores de mp3, quase onipresente e por isso resgatando da época do vinil a preocupação com a arte da capa.
Inspiração
A inspiração veio das antigas artes rebuscadas da virada do século 19 de letreiros, cartazes e publicidades, já consideradas uma arte perdida, efêmera. Era o máximo da habilidade de artistas a serviço de materiais que teriam vida curta como embalagens e sinalizações, mas acabaram resistindo ao tempo e tornando-se arte novamente.
Quem acompanha o programa Caçadores de Relíquias pode ver o quanto nos Estados Unidos isso é considerado importante e até colecionável. E nesse documentário que acompanha a produção da capa do disco e alguns presentes inestimáveis para o cantor é possível se encantar com a habilidade técnica e artística necessária para criar algo tão maravilhoso.
A técnica mista de David A. Smith
David usa tanto a sua arte e técnica manual para fazer os rascunhos da capa quanto sua habilidade no photoshop. Depois de desenhados em tamanho grande, escaneados em partes separadas e depois mesclados no photoshop, ele passa a vetorizar todo o desenho, organizando os elementos para trazer de volta ao photoshop onde ele faz o trabalho de pintura digital.
É um trabalho meticuloso mas que vale a pena quando se vê o resultado final.
Confira o trabalho incrível no site davidadriansmith.com
Comentários