Escolha uma Página
Tempo de leitura: 3 minutos

Placemeter é um sensor que ao ser instalado em uma vitrine ou janela passa a coletar dados do tráfego de pessoas na frente da sua loja.

Com isso é possível ter informações como o número de pessoas que passam na frente da sua vitrine, quantas param para olhar, quantas entram em seu estabelecimento, etc. Analisando esses dados é possível ter uma leitura automatizada das suas visitações quase como temos com um website.

O sistema é muito simples, com um sensor de 90 dólares ao mês você é capaz de medir a movimentação de pedestres e veículos em frente ao seu negócio e ter uma noção mais ampla do que acontece com o ambiente ao seu redor. Essa informação fica acessível através do site da placemeter, onde pode conferir estatísticas em tempo real, analisar dados de longos períodos de tempo e usar essa informação a favor do seu negócio.

placemeter sensor - juliofrancaassessoria.com.br

Quase um google analytics

Como o recurso do google que mede a circulação de usuários em sites na internet, o placemeter faz a mesma coisa mas com pessoas reais, inclusive com um extensivo sistema de visualização desses dados para ajudar o lojista na tomada de decisões do seu negócio. É possível saber quantas pessoas passam pela loja e quantas entram, pode medir o quanto uma mudança na vitrine impacta no número de visitas ou qual resultado de uma promoção nas vendas, entre outras inúmeras utilizações.

Além de medir a movimentação de pessoas, o placemeter mede também a circulação de veículos automotores e bicicletas na frente do estabelecimento onde está instalado.

E não serve apenas para lojas. Arquitetos e Engenheiros, órgãos do governo e organizações não governamentais que tenham interesse em medir movimentação pública de pessoas, podem utilizar o sistema para entender melhor os hábitos dos cidadãos e usar essas informações para fazer alterações no ambiente urbano. As aplicações são praticamente infinitas.

Como funciona o Placemeter

Através da captura de vídeo de câmeras de segurança ou de um sensor ótico proprietário instalado discretamente na sua janela ou vitrine, o Placemeter processa as imagens localmente e envia para a nuvem via wifi ou rede de celular apenas os dados já processados, para economizar tráfego de internet e garantir a segurança e privacidade, já que todas as imagens não saem do ambiente local onde o sistema está instalado.
Com isso basta acessar um painel de controle onde é possível usar esses dados para gerar informações úteis para você.

Segurança e privacidade

O algoritmo de processamento de vídeo não usa nenhum tipo de recurso de identificação como de faces ou caracteres exatamente para garantira a privacidade dos pedestres e veículos circulando na rua. E também por isso que 99% dos dados em vídeo são eliminados, sobrando os dados já processados de movimento e circulação.

Esse é um ótimo exemplo de como usar tecnologia e coleta de dados para aprimorar seus serviços e o atendimento ao cliente. E nesses tempos de concorrência acirrada qualquer iniciativa que pode agregar qualidade e garantir um diferencial no mercado é muito bem vinda!


Via Techcrunch.