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A convite da Lerrine Cruz bati um bom papo lá no blog Muitos Pra Muitos, onde conversamos sobre o mercado da comunicação digital, minha história profissional e os planos para daqui pra frente.

Na entrevista falei essa e outras coisas sobre o que penso:

A propaganda é alma do negócio? Bem, só é verdade se o seu negócio for uma agência de propaganda. Fora isso, nem sempre propagar vai ser a salvação do seu negócio. Principalmente hoje que a palavra de ordem é relacionamento. Cada negócio tem a sua essência. É o bom e velho cada um cada um, cada outro cada outro. Temos uma infinidade de soluções diferentes para cada problema. E é exatamente por isso que o nosso trabalho é tão gostoso e variado, a cada cliente abre-se um novo mundo de possibilidades de trabalho.

Editado: como o blog foi descontinuado e seu conteúdo não está mais no ar, resolvi colocar a entrevista na íntegra aqui.

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Olá Julio! Obrigada pela entrevista!

Seguem abaixo as perguntas. Se puder me envie junto com as respostas uma foto sua, ou prints para ilustrar o post, tudo bem? Bom, vamos lá:

01. Antes de qualquer coisa obrigada por ceder esta entrevista para os nossos leitores, é com bate papos assim que mostramos ao mercado o nosso conhecimento e atraímos os semelhantes. Agora você, como profissional, vive uma nova fase, conte-nos um pouco sobre sua nova agência, a juliofrancaassessoria.com.br.

Lerrine, eu que agradeço o convite, trocar ideia e experiência com profissionais alinhados com o nosso jeito de pensar sempre foi uma das coisas mais bacanas desse nosso mercado, e bater papo é sempre muito bom!

Bem, como alguns devem saber, trabalho com comunicação desde o meio dos anos 90, quando troquei a informática do segundo grau pelas humanas da comunicação social na UNITAU. Desde então passei por algumas agências do vale até me tornar sócio da Atributo em Taubaté. E lá foram 10 anos desenvolvendo meu gosto pelo digital até não caber mais na proposta da empresa e precisar de seu próprio espaço para seguir seu desenvolvimento. Foi aí que nasceu a juliofrancaassessoria.com.br, uma empresa que vai usar toda essa experiência adquirida para ajudar profissionais, marcas e consumidores a conversar, usando a tecnologia e a internet mas sem colocá-los em primeiro lugar. Por isso falamos que antes do hardware e do software vem o peopleware. 

02. Empreender acarreta várias responsabilidades que muitas vezes não são vistas (e nem tem necessidade de serem expostas) para o público, porém cheias de aprendizados e desafios. Você teve alguma experiência que te trouxe aprendizados e que possa ser dividida conosco? Qual\Quais?

Empreender é trabalhar 24/7,  é se envolver com questões chatas como impostos, taxas, milhões de tabelas do excel, e o nosso governo (que dá com uma mão e toma com duas). E Prepare-se para passar noites sem dormir, ou trabalhando para preparar uma proposta ou uma apresentação, ou imaginando e colocando em prática coisas que vão fazer seu negócio brilhar para o seu público. Diferente de ser funcionário, seu turno não acaba as18h (ou 22h como muita gente anda glamourizando). Empreendedor é empreendedor dia e noite, durante a semana ou no fim de semana, feriado ou doente.

Se tem uma coisa (ou várias) que aprendi nestes quase 20 anos de mercado é que alguns chavões ou ditados NÃO podem pautar seu trabalho:

Em casa de ferreiro o espeto é de pau: NUNCA deixe de trabalhar sua marca ou ideia, ela vem sempre em primeiro lugar. E se você trabalha vendendo comunicação, seja ela digital, tradicional, ou qualquer outra natureza, o cuidado que você tem com sua marca já funciona com um grande vendedor. Seu primeiro e principal cliente é você mesmo. Não deixe para depois. Um bom site, uma boa apresentação, um cartão de visitas ousado, decorar e saber na ponta da língua o que pode fazer pelo cliente vendem mais do que você imagina. A juliofrancaassessoria.com.br mesmo com o site fechado com o teaser e a data de lançamento, só com o facebook com um conteúdo bem, digamos, despistador, já atraiu interessados em fazer comunicação com a gente.

O ótimo é o diabo do bom: com isso querem dizer que o perfeccionismo mata sua produtividade. Em partes. Não deixe de fazer algo por não estar divinamente perfeito, mas busque a cada interação, a cada trabalho, se aproximar do ideal. É um processo de crescimento que o ditado parece contradizer com “relaxa, nunca vai ficar bom então nem se esforce”.  Não é isso. Pra chegar no ótimo TEM que fazer o bom. Ninguém vira master chef sem fazer o arroz e feijão com ovo frito!

O cliente sempre tem razão: tsc, tsc, tsc, não é bem por aí, ele sempre tem razão, EXCETO quando está errado. O que o cliente tem é muito mais conhecimento sobre o próprio negócio que você. E isso é lei. Mas ele está consultando você, e o seu conhecimento específico, para ajudá-lo a resolver alguma coisa e cabe a você, sim, mostrar a ele quando vai cometer um erro perigoso para o seu próprio negócio.

A propaganda é alma do negócio: bem, só é verdade se o seu negócio for uma agência de propaganda. Fora isso, nem sempre propagar vai ser a salvação do seu negócio. Principalmente hoje que a palavra de ordem é relacionamento. Cada negócio tem a sua essência. É o bom e velho cada um cada um, cada outro cada outro. Temos uma infinidade de soluções diferentes para cada problema. E é exatamente por isso que o nosso trabalho é tão gostoso e variado, a cada cliente abre-se um novo mundo de possibilidades de trabalho.

03. Se você pudesse fazer um roteiro com 5 dicas de marketing digital para os novos profissionais e profissionais que buscam uma reciclagem da área web, o que proporia?

1) Alinhe suas redes sociais. Se você tem uma marca com identidade visual, ótimo, use-a! Se não, crie um padrão e o repita em cada rede. Seja reconhecido onde quer que acessem.

2) Seus perfis sociais não são mais pessoais, são currículos ou portifólios em potencial e você é um profissional que está se mostrando em todo lugar. E todo lugar é uma oportunidade de fechar um negócio ou ser contratado. Esqueça que só o linkedin é profissional. Tudo é profissional. Exceto, talvez, o Tinder (com ênfase no “talvez”).

3) Produza conteúdo sobre sua área de atuação. Mostre seu conhecimento e suas opiniões. E as vezes seja um pouco polêmico. Mas na medida certa.

4) Esteja sempre atualizado com as mais novas tecnologias mas não se prenda a elas. Tudo muda muito rápido, o que não muda é que na outra ponta do cabo de rede ou sinal de wi-fi tem uma pessoa. E elas não mudaram muito nos últimos 10 mil anos, só fazem mais coisas ao mesmo tempo e não são tão bobas como antigamente. Elas vão te desafiar muito mais do que nos anos 80/90 e terão um canal de acesso muito direto para te dizer o que acham.

5) Network é tudo, ou live together, die alone: muito dita em Lost, significava que os personagens precisavam viver e lutar juntos, um ajudando ao outro, para sobreviverem. E quem ficasse sozinho ia morrer. No mercado é assim também, não ache que sozinho vai mudar o mundo, passando por cima de tudo e de todos. Compartilhe experiências, faça parcerias, lembre-se de se relacionar bem. Podemos ser concorrentes, mas nunca inimigos. E assim todos ganham. Todos crescem.

04. Quais são os planos da juliofrancaassessoria.com.br para 2015\2016? (em caso de parceria, divulgue o que precisará…quem sabe possamos te ajudar com algo)

2015 é um ano difícil, bem mais difícil para quem não quiser trabalhar muito. O plano da juliofrancaassessoria.com.br é se estabelecer no mercado, atuando solo ou em colaborações com agências, desenvolvedores, profissionais liberais e o quem mais quiser trabalhar para criar coisas incríveis. E reafirmo que a juliofrancaassessoria.com.br vai contribuir muito mais e colaborar muito mais com o mercado do que eu jamais fiz. Compartilhando é que multiplicamos as possibilidades.

05. Julio, mais uma vez obrigada pela entrevista, parabéns pela atitude de empreender no mercado digital e aproveito pra dizer que no que precisar, conte com o Muitos Pra Muitos. Deixo o espaço aberto para finalizar com o que desejar.

Lerrine, eu que quero agradecer e muito o espaço dado pelo Muito Pra Muitos, pra falar dessa nova experiência de resolver empreender e começar de novo num dos anos mais complicados dos últimos tempos. Mas realmente acredito que em tempos difíceis é que precisamos trabalhar ainda mais e quanto mais difícil, maior a recompensa. E olha, já estamos em maio, chegando ao meio do ano e ainda estamos aqui, então se for o ano inteiro assim já está ótimo! É daqui pra cima, o pior já passou, né, IPVA, IPTU, seguro e todos esses custos altos de início de ano que a gente tem que enfrentar para ser empresário ou viver no Brasil. Vamos que temos ainda muito mais o que fazer, novos negócios pra fechar, novas ideias para tirar do papel e novas conversas maravilhosas entre marcas e consumidores para fomentar. E que venham os próximos 10, 20, 30 anos. E sucesso para todo mundo!

Lerrine Cruz MuitosPraMuitos.com.br

O blog Muitos Pra Muitos

Muitos pra Muitos é um blog com informações sobre o mercado digital, inovações, mídias sociais, comportamento, cultura web, empreendedorismo digital, cases, dicas de tecnologia, reflexões sobre a área e o impacto de tudo isso em nossas vidas.


É muito bom trocar ideias e informações com profissionais que compartilham com você a mesma visão do mercado e da relação entre agências, clientes e consumidores. Visite a postagem no blog: Bate-papo com Julio França no blog Muitos Pra Muitos