É muito comum esquecer esse detalhe que costuma estar sutilmente descrito nos termos de uso da maioria das redes sociais: Você não é dono de seu perfil nas redes sociais! Caso descumpra alguma regra importante de conduta seu perfil pode ser removido, o conteúdo apagado e você pode ser impedido de utilizar o site novamente. Assim, sem discussão.
Isso ocorre pois não somos donos de nada nas redes sociais, estamos emprestando um espaço de terceiros para construirmos relações com clientes ou amigos e se não seguirmos as regras do jogo podemos perder tudo de uma hora para outra, muitas vezes sem chance de recuperar ou fazer uma cópia de segurança.
Repercussões do mau uso do seu perfil nas redes sociais
Um caso recente bem famoso é o do ex-presidente dos Estados Unidos que utilizava seus perfis em redes sociais como Facebook e Twitter como bem queria e, depois de um bom tempo, foi banido dessas redes por considerarem que sua conduta e seu conteúdo não estavam de acordo com as regras de uso do site.
Não cabe aqui julgar o mérito dessa decisão e sim lembrar da importância da sua responsabilidade com o que é publicado nessas redes e com o cumprimento de suas regras para evitar que algo assim aconteça com você ou com a sua empresa.
Tenha controle sobre suas propriedades
Quando usamos as redes sociais profissionalmente construímos uma relação com os contatos, um canal de comunicação com os seguidores ou “amigos”, muitas vezes sem outras formas de contato possíveis. O que aconteceria se de uma hora para outra você perdesse acesso à esse público, sem chance de restabelecer essa relação? Além de perder todo aquele conteúdo publicado, interações e conversas e principalmente, o contato?
Tudo seria perdido. Como salvaguarda sempre considere dentro da sua estratégia digital ter o controle do prédio, por assim dizer. Além de alugar espaços nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio tenha também seu espaço próprio com um website ou blog, por exemplo.
Prefira o bom e velho email
O email ainda é uma velha e confiável forma de comunicação, até mais velha do que a própria internet, utilizada em todo mundo desde os anos 1960.
Dê preferência para troca de mensagens importantes através do email ao invés de mensageiros como WhatsApp e Telegram para evitar perda de informações. E não deixe essas mensagens somente na nuvem ou somente em seu computador, mantenha uma cópia online e outra gravada em seu computador de toda conversa por email.
Além de ser uma forma de documentar toda troca de informações (facilitando uma rápida busca posterior dessa informação) você corre menos risco de perdê-las por causa de um problema catastrófico no servidor de emails ou acidentes com seu computador que podem comprometer parte ou toda sua comunicação com seus clientes.
Gerencie seus contatos
Sejam clientes, parceiros ou seguidores é crucial que você possa manter o controle sobre seus contatos. Pode ser utilizando o cadastro em seu site para recebimento de newsletter ou com a manutenção de uma lista de contatos armazenados na agenda do celular (obtidos pelos contatos realizados por WhatsApp, por exemplo) a ideia é colecionar, nutrir e armazenar esses contatos sem depender de ferramentas de terceiros ou depositar todas as fichas em um único perfil de rede social.
Para não ficar isolado
Pode ser com uma agenda de contatos, uma tabela no Excel, até cartões de visitas em uma caixa legal, a dica de ouro é não guardar todos seus ovos na mesma cesta! Assim no caso extremo da perda de um de seus perfis, um problema no celular, perda do seu computador ou queda no servidor de emails, você não vai ficar na mão sem seus contatos!
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